Após anos os usuários de Windows tendo que instalar programas para descompactar e compactar arquivos .rar a Microsoft anunciou que vai incluir, nas próximas atualizações do Windows 11, o suporte nativo ao .rar, e não é só isso, também vai incluir suporte aos arquivos tar, 7-zip, gz e muitos outros usando o projeto de código aberto libarchive. Assim, você poderá comprimir um ou mais arquivos ou mesmo pasta(s) diretamente pelo Windows 11, o que facilitará muito no uso do dia-a-dia.

Hoje os programas de compactação mais usados são o Winrar e o 7-zip, com esse suporte provavelmente a maioria dos usuários deixarão de utilizá-los. Mas claro que esses programas estão a anos no mercado e possuem algumas outras funcionalidades como senha no arquivo, dividir o arquivo comprimido em vários, dentre outras, se o Windows 11 vai incorporar essas outras funcionalidades não sabemos ainda.

Nesse anuncio a Microsoft também apresentou outras novidades, como a barra de tarefas que vai permitir que seja possível “identificar e acessar rapidamente qualquer instância de cada aplicativo alojado na barra de tarefas com apenas um clique”. Segundo eles as instâncias dos apps serão desagrupadas para melhor visualização. Além de poder clicar com o direito no app na barra de tarefa e fechá-lo, sem precisar abrir o Gerenciador de Tarefas para isso, famoso Ctrl+Alt+Del. Também será possível ocultar a data e hora na barra de tarefa, possibilitando tirar prints sem essa informação.

Link: Blog Windows

By SKA